Desde pequena sempre amei assistir ginástica olímpica na televisão... Meu pai e tios sempre tentavam reproduzir no quintal de casa muitos movimentos, aquilo sempre me fascinava. Descobri bem cedo que não possuía nenhum taleto, não tinha herdado essa parte da genética do meu pai e sim a paixão pelo esporte e seu universo, sou uma negação fazendo ginástica, nem estrelinha consigo fazer. 
Com o tempo descobri outros esportes que me fizeram achar o caminho para a vida, aqueles que não passava tanta vergonha executando. Nesta categoria posso ressaltar o handebol, esse eu amo jogar e estudar. 
Refletindo sobre essas questões percebo que a complexidade da Cultura  Corporal é grande, e para entender um pouco mais, ela pode ser dividida em O Saber Fazer (Executar, agir, praticar, relacionar-se nas práticas corporais), O Saber Sobre (Conhecer, pensar, refletir), e A Apreciação (Assistir, torcer, curtir).   
A Ginástica se encaixa nesta última dimensão na minha vida. Pensando nisto fiz uma lista de 5 filmes com esse esporte, todos disponível no Netflix. 



1. Full Out (2015) 
1h 28min  (Canadá)

Gênero: Dramas Familiares, Filmes para crianças de 8 a 10 anos.

Sinopse: Depois que um acidente grave acaba com seu sonho olímpico, a ginasta Ariana Berlin encontra esperança no mundo do hip-hop e no atletismo universitário. Este filme é baseado em fatos reais e a própria Ariana Berlin aparece no filme como outra personagem.
    
Esse filme mostra que se tivermos coragem de lutar, nada pode nos segurar, nem mesmo uma lesão, uma doença... Como o filme foi produzido para crianças o drama é leve e as falas não são complexas, a linguagem é simples. 


2. Gabby Douglas (2014)
1h 26min  (EUA)

Gênero: Dramas Familiares, Filmes para crianças de 8 a 10 anos.

Sinopse: A história da ginástica fenômeno internacional que superou todas as adversidades para se tornar a primeira Afro-Americana em ginástica artística nos Jogos Olímpicos.

Esse filme foi um dos melhores que já assisti relacionado ao esporte, muito bem produzido, uma boa explanação da historia, com frases marcantes e inspiradoras. 
Também mostra que as mudanças fazem parte da vida e se sentir perdido muitas vezes é  só o começo do entendimento sobre o que realmente importa e descobrir quem você realmente é. 
E com certeza vou levar a frase/ideia chave do filme para minha vida: "HOJE DEVE SEMPRE SER MELHOR DO QUE ONTEM". Não olhe para trás, siga em frente.


3. A 2nd Chance (2011)
1h 35min (Austrália)
Gênero: Dramas Familiares, Filmes para crianças de 8 a 10 anos.

Sinopse: Uma jovem ginasta com muito talento e pouca confiança tem a chance de entrar para a equipe nacional com a ajuda de uma nova treinadora, que terá que enfrentar problemas do passado para ajudar sua nova prodígio.

Filme bem divertido, com falas simples e sem muitas analogias. Mostra a determinação e a importância de confiar no seu potencial.



4.  Virada Radical (2006) 
1h 43min (EUA)
GêneroComédia adolescente, drama.

Sinopse: Haley Graham (Missy Peregrym) é uma ex-ginasta que teve problemas com a lei e, por causa disto, recebeu como pena ter que trabalhar em uma academia de ginastas comandada por Burt Vickerman (Jeff Bridges), um técnico linha-dura. Haley odeia o trabalho, pois faz com que retorne ao mundo de regras rígidas que ela quer esquecer. Porém aos poucos seu amor pelo esporte renasce, fazendo com que ela aprenda lições sobre como fazer as coisas por conta própria.

Filme divertido, com pitada de humor negro e inspirador.




5. Poder Além da Vida (2006)
2h (EUA)
Gênero: Drama

Sinopse: Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

Filme é bem filosófico que trás como ponto principal o poder de viver o momento, de deixar no passado o que aconteceu e esquecer as probabilidades que o futuro te oferece. A Ginástica neste filme fica de segundo plano. O protagonista sofre para entender o verdadeiro significado das três regras: PARADOXO - o mundo é muito complicado para podermos entendê-lo, não desperdice o seu tempo tentando. HUMOR - Mantenha seu humor, principalmente com você mesmo e MUDANÇA - Nada permanece igual o tempo todo. 



Prepara a pipoca que o filme vai começar...
Beijo grande!



Deixe um comentário