Uma das coisas mais difíceis para quem vai prestar um concurso é montar um cronograma de estudo. Em uma pesquisa curta no google você pode encontrar diversos modelos, porém na maioria das vezes não funciona para você. Eu acredito que o melhor cronograma é aquele que você monta, do seu jeito, pois ninguém conhece melhor seu jeito de estudar do que você mesmo.
O começo dos estudos sempre é árduo e sacrificante, pois não vai pensando aí que sua rotina vai continuar a mesma. Se por acaso você já esteja estudando para algum concurso, e sua rotina continua a mesma, tem alguma coisa errada. 
O que eu costumo fazer é um cronograma "aberto", bem simples, onde coloco todo o edital do concurso anterior e mais artigos extras e conteúdo diferentes que eu preciso estudar para um curso e tal. Divido o conteúdo por dias e depois por meses. Neste cronograma não ocupo todo o espaço, pois caso no dia eu estude alguma coisa diferente do edital, que de alguma forma indireta possa me ajudar a passar, eu acrescento no cronograma. É claro que isso só funciona caso esteja estudando ao longo prazo e não com um tempo determinado. 


Esse cronograma só vai sofrer mudanças, caso o edital do concurso que eu quero prestar saia e os conteúdos tenham mudado, neste caso faço a mudança necessária e me organizo em relação ao tempo que tenho até a prova. 
É bem simples, mas é o que funciona comigo, foi assim que passei em dois concursos, o da Prefeitura de Sumaré e o do Estado de SP.


Bons Estudos!


Deixe um comentário